sábado, 10 de novembro de 2007

Borboleta


Quando eu era menina, tentei, certa vez, criar uma borboleta. Capturei-a no jardim da vizinha. A pobrezinha ficou tão assustada que não se moveu. Eu, em minha ingenuidade, coloquei o dedo sobre o corpinho do pequeno inseto na esperança de sentir seu coração bater.
Coloquei-a em um vidro de maionese, fiz alguns furos na tampa para entrar ar e joguei algumas folhinhas de árvore para ela comer. Não sei quem disse que borboleta come folhas de árvore, mas eu achava que sim.
Entrei em casa com o vidro nas mãos e mostrei para a mamãe. Ela me olhou com um sorriso e balançou a cabeça num gesto que só mais tarde vim a saber o que significava.
Passei o resto do dia observando minha mais nova amiginha. Não conseguia me separar dela. Me sentia tão feliz e pensava que ela também sentia. Na hora de dormir foi um sacrifício, mamãe teve que me das umas palmadas para eu ir para a cama.
No dia seguinte levantei e fui olhar minha borboletinha. Cheguei perto do vidro e ela estava estática, com as perninhas dobradas e duras. Tentei fazê-la voltar à vida, mas foi inútil. Chorei o resto do dia e fiz um enterro para a pobrezinha. Coloquei-a numa caixa de fósforo, a cobri com flores e enterrei no jardim da minha casa.
Uma semana depois, quando o fato já estava completamente esquecido, um besouro pousou na minha mão.

PS: Encontrei esse texto no meio de uns papeis antigos. Ele foi escrito em 21 de dezembro de 1989

5 comentários:

Anônimo disse...

Lindona!! Achei lindinho!!!

Breno Carvalho disse...

texto lindo!!! pura sinceridade! lindo e sincero como vc é!! te amo!!!

beijão

Anônimo disse...

Ah... que fofo!!!!

wallace puosso disse...

Olá!
Encontrei seu blog num comentário em outro blog. Gostei muito dos seus textos, com figuras femininas interessantes em situações cotidianas que ganham outra dimensão.
Abraço!

MARCELO DALLA disse...

Querida!!! Que lindo! Amei! Mas o post é de 2007? Como assim? Simbora agitar esse blog, botar pra fora esse talento. Dou a maior força e o maior incentivo. bjosssss